“Feio é não ter saúde, não ter uma vida que você ama, é você não ter quem você quer, não dormir com quem você quer…”
Hoje não é aniversário dela. Nem é um dia de estreia. Hoje é só mais um dia para celebrar a atriz Laura Cardoso, 92 anos, muito talento e sabedoria.
E hoje é TBT, então aproveitei a oportunidade para resgatar uma matéria com a atriz, escrita por Marina Bonini, para a revista Quem!, de fevereiro do ano passado.
As aspas que destaquei acima estão em uma resposta da atriz para uma pergunta sobre vaidade:
"Tinha gente que falava: ‘por que você não faz uma plástica?’ Eu amo a minha cara, minhas rugas, não sou perfeita e bonitinha. Nunca quis ser bonitinha. (…) Até porque acho que todo mundo tem a sua beleza. O que é feio? Feio é não ter saúde, não ter uma vida que você ama, é você não ter quem você quer, não dormir com quem você quer…”
A supracitada entrevista também traz as opiniões da atriz sobre sexo: “Acho que depois dos 60 anos (…) gente quer continuar amando, dormindo com o homem que quiser. Só que ficamos mais seletivas.”
"Se vejo dois homens juntos se amando, ou duas mulheres, acho normal. Cada um é um mundo e pode fazer desse mundo o que quiser. Ninguém tem o direito de censurar. Eu, hein?! O importante é buscar sua felicidade e dormir com quem você quiser”.
Laura ficou viúva aos 53 anos. Disse que foi (e é) casada com o trabalho. São 70 anos só de carreira, iniciada com persistência e valentia (ela pediu um papel em uma radionovela para Cassio Gabus Mendes e venceu o preconceito com a profissão). E atores não eram bem remuneradas tempos atrás, conta ela, que dublava a personagem Betty do desenho Os Flintstones.
Laura que é bisavó, relata que sua primeira espectadora foi a avó, "Ela ficava sentada na minha frente e eu recitava para ela. Tinha uma prazer enorme ao ver que ela estava assistindo, prestando atenção, gostando.”
Viver seu propósito, ter uma família, a cabeça aberta, ter liberdade, ser amada e amar. O que mais importa, não é? Um viva para Laura Cardoso!
Foto: Angelo Pastorello
Beleza: Leo Almeida
Styling: Rafael Menezes