E Camila Bowles foi #trollada e xingada nas redes sociais. Li muito sobre os comentários misóginos e etaristas feitos sobre a rainha.
E, daí, me perguntei: os comentários seriam etarismo puro? Ou poderiam ser revolta travestida de etarismo pelo que ela representa?
Ou ainda: seria revolta travestida de etarismo pelo que ela representa versus pelo que Diana representou?
Ainda não encontrei as respostas. Estendo as perguntas para você. Me conta? Quero saber sua opinião, escreve nos comentários?
Eu te conto que, seja como for, preconceito contra a idade é etarismo sim. Logo, usar a palavra velha, velho como adjetivo pejorativo, para ofender alguém é etarismo, velhofobia, idadismo, ageismo, é, enfim, estupidez.
Se o xingamento vier de outra pessoa velha, ainda assim é preconceito. Etarismo master, ou sênior, com lastro do tempo.
Verdade seja dita: xingar, seja do que for, é incorreto, desrespeitoso e só piora toda e qualquer situação.
Ao mesmo tempo é um alívio tremendo para quem xinga.
Sem hipocrisia, por favor.
O xingamento expressa frustração, raiva, descontentamento — e também sombras e preconceitos tão inerentes à humanidade.
Mas.. é a idade de Camilla, 75 anos, que incomoda o público? Ou ser chamada de “velha” é algo tão horrível que sintetiza todo desgosto de quem não a aprova?
E como a gente explica o tanto de prestigio que a Rainha Elisabeth foi emplacando enquanto envelhecia?
Pelo que sei do enredo de Camilla, o fato de ela envelhecer é o que a torna mais humana, e seria, portanto, um elo de empatia e não de antipatia.
Entendo que há outros motivos para desgostar da atual rainha — e que ao contrário da velhice não são condições naturais, mas comportamentos escolhidos por ela e seu atual e desde sempre par.
Mas o que muda se gostarmos ou não de Camilla?
Nada.
Contudo, falar sobre etarismo pode mudar tudo para melhor. E eu não perco uma chance de tentar derrubar esse preconceito. Tanto é que até foto dela estou postando aqui. E olha que sou do time Diana, para dizer o mínimo.
Velha não pode ser um xingamento. E ponto final.