"Gloria Vanderbilt era uma mulher extraordinária, amava a vida e vivia em seus próprios termos", disse Anderson Cooper, ao anunciar hoje o falecimento de sua mãe, em uma transmissão da CNN. "Que vida extraordinária. Que mãe extraordinária. Que mulher incrível".
Ícone social, lenda da moda e artista, nascida em uma das famílias mais ricas e famosas dos Estados Unidos, Gloria viveu 95 anos, buscando amor, família e sucesso. Teve a vida bastante exposta e marcada por tragédias, fez do jeans um artigo “chique”, viveu 4 casamentos, teve 4 filhos, um caso com Sinatra e teve um grande amor, o seu quarto marido, o escritor Wyatt Cooper.
O documentário da HBO “Nothing Left Unsaid” (imagem 3) apresenta uma série de conversas francas de Anderson Cooper, filho de Wyatt, e a mãe enquanto olham para a vida de Gloria por meio de cartas, filmes caseiros, fotos e obras de arte criadas por ela, além de imagens de notícias vintage e recortes de jornal. Antes de o assistir eu desconhecia o fato dela ser mãe de Cooper.
Muito bem feito, retrata em detalhes todo o glamour e as dores da trajetória de Gloria, que rende um roteiro hollywoodiano dos bons. Gloria foi criada em parte pela enfermeira Dodo que era sua única relação afetiva de infância, e por sua tia Gertrude, fundadora do Whitney Museum, por decisão judicial, a família do pai e a mãe batalharam o tribunal sua guarda e sua herança. Voltou aos tribunais para garantir a guarda dos próprios filhos, viu um deles abreviar a própria vida saltando de uma varanda.
Diz que lidou com as tragédias por meio da autoconfiança. “Eu tenho dentro de mim a imagem de um diamante duro como pedra que nada pode rachar e eu sempre soube isso sobre eu mesma”.
Na manhã de hoje encontrei algumas citações de Gloria, selecionei este que reflete bem a mulher que admiro: “eu sempre acreditei que o sucesso de uma mulher encoraja o sucesso de outras mulheres”. Mais atual impossível. Pessoas grandiosas tem essa magia: são sempre contemporâneas.
Quer uma boa leitura, experimente “The rainbow comes and goes” (imagem 2), uma coleção de correspondências, especificamente e-mails, trocados entre Gloria e o filho Anderson Cooper. R.I.P.