Ela tem 73 anos, ganhou o Grammy 2023 de” melhor canção” e recebeu o prêmio da primeira-dama americana, a Dr. Jill Biden. Ela é Boonie Raitt cantora, compositora e guitarrista americana — e eu nunca tinha ouvido falar dela até a noite de domingo. E você? Me conta?
Eu te conto que fui saber dela e adorei a experiência. Comecei ouvindo a canção vencedora “Just Like That”, que vai no vídeo acima. E não amei.
Daí, li que a música conta uma história verídica: uma mãe perdeu um filho e doou o coração dele, o rapaz que o recebeu, ofereceu o peito dele para que ela pudesse ouvir o coração do filho. Pá. Isso emocionou Bonnie, que escreveu a canção — que passei a admirar, ainda sem gostar do som.
⠀
Não sou fã de country dos EUA, mas como sempre fui fã de boas histórias e sou fã de coroas admiráveis, gostei de Bonnie — e também de conhecer, nos meus 57 anos, o trabalho de um ícone 70+ com 40 anos de estrada.
⠀
Amaria ver a Beyonce com o Grammy, porém agora entendo que Boonie também o honra. Apesar da surpresa de domingo, Boonie tem 13 grammys e uma trajetória interessante.
⠀
Um antigo hit dela, o “Hora Certa”, tradução livre, por exemplo, conta de uma mulher que quer ser mãe nos anos 80, e se aflige com a indecisão do parceiro e o relógio biológico. A partir daí, presumi — e posso estar errada — que Bonnie dá voz à mulheres desde sempre. Fui muito presunçosa? Me conta?
⠀
Te conto que Bonnie está em turnê e que é a número 89 na lista do 100 melhores guitarristas todos os tempos, realizada pela Rolling Stone. É celebrada por fãs de blues, rock, folk e country. Em uma entrevista pós-prêmio, contou, meio feliz, meio sem jeito, que Taylor Swift foi se apresentar para ela, dizendo, “Muito prazer, eu me chamo Taylor. Uma honra conhecer você”.
⠀
Também li que Adele considera uma música de Boonie perfeita em todos os sentidos. É a “Eu não posso fazer você me amar”. Os títulos das músicas indicam o clima de Boonie e seus acordes. Talvez eu continue não gostando do som, mas admiro sua história. E deixo o meu Viva para ela — e para muito do que ela representa, que agora inclui o poder 70+. E você? Me conta?
⠀