“Feliz aniversário, envelheço na cidade” é o refrão de um hit, de 1986, da banda paulistana Ira! E tem tudo a ver com o post de hoje: aniversário da cidade de São Paulo, lugar em que fiz a minha vida adulta e em que envelheço. Em outras palavras, eu vivo em São Paulo.
Este ano eu e Marcelo celebramos 30 anos aqui. Chegamos de Porto Alegre em 1993, no meu retorno de Saturno 1, período em que, dizem os astrólogos, acontecem grandes revoluções pessoais. São Paulo faz parte da minha revolução de Saturno, sem dúvidas, e de muitas outras.
Sou gaúcha, mas já vivo mais tempo aqui do que vivi na minha cidade natal. Foram as oportunidades para a nossa empresa que nos trouxeram até aqui. Deu certo e seguimos. Foi aqui que gestei os meus dois filhos, que geri uma vida em família, que caí e que levantei algumas vezes também no mercado de trabalho, que entendi a urgência de ser atuante em trabalhos e ações sociais. São Paulo dá uns tapas na cara da gente e abraça forte, pode ser tão cruel quanto generosa. E essa dualidade (em uma cidade e não em uma pessoa, que fique claro) ensina. Eu aprendi com a cidade.
Gosto muito da diversidade da cidade, da programação cultural, da cena gastronômica, dos amigos, das vivências que a cidade me dá de presente. Eu agradeço São Paulo, celebro.
E por envelhecer aqui sei que ainda que existisse a perfeição, SP estaria muito distante dela. Costumo ler e ouvir que a cidade tem tudo. Eu sei que tem muito. E que há coisas boas, muitas boas, ruins e terríveis nesse balaio. SP não tem justiça social, por exemplo. Também não tem oportunidades para todos e tem cada vez mais pessoas em situação de rua.
Faço o que é possível para tentar mudar essa realidade. Não é fazer o bem — mas sim fazer o que deve ser feito, dentro do que eu posso. SP me deu esse olhar mais realista para a vida, embora exista amor em SP. Fato é que sei que não vejo tudo. Por isso estou sempre de olhos em redes e ações de grupos como @spinvisivel , @mulheresdeparaisopolis e mais.
E você? Mora aqui? Se sim, como é a sua SP? E quais são as organizações que ajudam você a cuidar da cidade em que vive?