As fotos são da novela “Água Viva”, de Gilberto Braga e Manoel Carlos. Eu as escolhi para este post...sobre João Gilberto. A morte dele me entristeceu ao mesmo tempo que me trouxe muitas memórias afetivas. É isso que as partidas fazem com quem fica, não é?
Algumas das músicas dele embalaram meus verões, principalmente por meio da trilha sonora de novelas. Eu passava os verões no litoral do Rio Grande do Sul, com toda a família. Era comum assistir a novela após o jantar e em 1980 nos reuníamos para assistir “Água Viva”, com Reginaldo Faria, Fábio Júnior, Gloria Pires, Tonia Carrero (veja o link da bio e ganhe o dia), grande elenco e grande trilha (Bethânia, Baby, e toda uma turma de feras).
As cenas para a música “Wave”, de João Gilberto, são deliciosas de rever (pesquisei no youtube). Para mim, “Wave” representa o glamour daqueles tempos, a sensação (uma pena que não a realidade) de que estávamos vivendo em ascensão. Eu tinha 14 anos, ficava e hipnotizada pela forma como aquelas pessoas (personagens) falavam, se comportavam, se vestiam! A Bossa Nova, para mim, tem este “sabor”, o de que alguma coisa bacana está por vir, de mansinho. E para você?
Reescutar João Gilberto é ir ao romantismo dos meus 14 anos. Nesse reencontro entendi o quanto o desejo de liberdade e ascensão, essa sensação de que o melhor está por vir, é antigo e contemporâneo. Principalmente: motivador. De certa forma, a partida de João representa o fim desta era, de outra, me lembra que o desejo faz a realidade.
Ouvi Ruy Castro dizer, no rádio, que a Bossa Nova não existiria sem João Gilberto, embora talvez existisse sem Vinícius de Morais e Tom Jobim. Fato é que todos se eternizaram em legado sentimental e musical, cada um de uma maneira muito particular.
Como diz um texto de Felipe Hirsch para o prefácio de “Mondo Massari”, de Fabio Massari : “O sentido está no conteúdo amoroso da música. É uma necessidade fundamental dividir canções. É um ato afetuoso...”.
Viva, João Gilberto! E todas memórias que ele nos deixa e que nos alimentam. Me conta das suas?
PS: repare como os looks eram tão modernos nos anos 80 quanto são hoje. A Bossa Nova também é assim ❤