Quem é a mulher da foto? Lagerfeld a definiu: “é uma inspiração, um espírito leve e livre. É Chanel; dá vida às minhas ideias e às vezes até as provoca”. Virginie Viard, 57 anos, é a 1ª mulher na direção da Chanel desde Coco Chanel.
Era amiga e braço direito do estilista que reinventou a marca que toda mulher admira, seja por desejo ou por legado histórico, uma vez que Coco Chanel, era controversa e transgressora. Levantou a bandeira da emancipação feminina nos anos 20/30 e nos deu as calças, que Viard parece amar (fotos).
No último dia 3, Viard apresentou pela 1ª vez uma coleção sem Lagerfeld e como diretora criativa da casa. Pelo que li, é a última com a mão e a mente de Lagerfeld... Viard esteve na alma de todas as outras do legado Lagerfeld.
Fiz uma pesquisa de fotos e só encontrei cenas de cumplicidade dos dois: ou de mãos dadas, ou olho no olho, ou lado a lado, sempre em sintonia. Além da sólida parceria de trabalho, tinham uma amizade tão forte quanto a imagem dele, tão discreta quanto ela. Penso em amizades que transcendem o tempo. Você tem as suas? Tenho que certeza que sim.
Virgine e Lagerfeld trabalharam juntos por décadas. Ela chegou antes a Chanel. Mas fez um break para realizar sonhos: figurinos para o teatro. Foi da equipe de Lagerfeld na Chloé. Sem ele, assinou o figurino de clássicos do cinema, como “A Liberdade é Azul” ,1993 e “A Igualdade é Branca”, 1994, da trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski. Voltou para a Chanel.
Em tempos de superexposição, nunca foi de “aparecer”. É mãe de um rapaz de vinte e poucos anos, tenho a impressão que coloca em prática a ideia de viver por meio de um propósito. Creio que trará ainda mais emoção para a marca. Aqui já despertou reflexão sobre amizade e cumplicidade, em um desfile que, de certa forma, era sobre escapar para a paz (foi em uma estação de trem, portal de Coco Chanel para seu refúgio no litoral francês). Qual será o próximo capitulo? A próxima magia? Virginie Viard tem uma nova fã.