Fevereiro é o mês de conscientização do Alzheimer. Chato falar sobre o assunto? Sim, mas necessário. Somos a geração feminina que quebra os tabus. E com esse não pode ser diferente, concorda? Mais: informação é poder!
Recentemente falei sobre Viver Duas Vezes, filme que mostra como o Alzheimer impacta a família dos doentes - volte alguns posts para ver. Agora escolhi a foto de outro longa que também fala sobre a doença, mas agora sob a ótica de uma professora - Julianne Moore, excelente no papel - diagnosticada aos 50 anos com a doença.
É importante lembrar que, apesar de incurável, o Alzheimer tem prevenção. E são medidas simples que podem ser adotadas por todas nós sem nenhum ou quase nenhum custo extra. Listo algumas aqui.
Mexa a cabeça - aprenda uma língua, faça um curso, faça jogos de raciocínio como palavra-cruzada, leia muito. Quem não exercita o cérebro tem 19% a mais de risco de desenvolver a doença. E até o video game pode ajudar...
Mexa o corpo - segundo pesquisadores das universidades da Califórnia e de Pittsburgh, o risco de desenvolver Alzheimer caiu pela metade em um grupo que praticava exercícios regularmente. Coloque o corpo em movimento!
Coma bem - os chamados "óleos bons" fazem bem para os neurônios... e estão em peixes, azeite e castanhas. Inclua vegetais e frutas vermelhas no cardápio.
Em alguns casos, a genética é implacável, mas na grande maioria a doença vem com a idade e a melhor saída é manter o corpo e a mente sãos. Vamos nessa?
Importante: caso cuide de um parente doente, busque sua rede de amigas para desabafar e desmitificar o tema. Não se isole e principalmente não confine sua vida a esta tarefa que já não é fácil por si só. Juntas, sempre!
*Fonte: Revista Saúde