Ontem fui prestigiar minha amiga Tatiana Schbuola (foto 6 e comigo na última) no 1° Universa Talks, evento de palestras e trocas do canal Universa, do UOL. Foi no Instituto Tomie Ohtake, em uma atmosfera feminina e acolhedora. Cheguei cedo, escolhi um lugar o mais distante possível das saídas de ar condicionado rsrs e entrosei com um trio simpático. Não senti ninguém ali se medindo ou disputando. Era mesmo sobre trocar e refletir, um pacote precioso. É complicado falar só de algumas mulheres, mas há um limite de texto por aqui. Por isso destaco só algumas desta vez.
A jornalista Bárbara Soalheiros (anos de Super Interessante e de Capricho, foto 1) é uma delas. Tem uma clareza ímpar, uma simplicidade super elegante. Ouvi-la me deu vontade imensa de trabalhar com ela, de levantar da cadeira e sair fazendo. Ela não é só uma movimentadora de ideias é um canal para colocá-las em prática por uma vida e um mundo melhor. Conhecer o @mesa.company (siga) foi como conhecer um portal.
A fala da Elaine Caparroz (foto 2) me impactou muito e foi um sentimento coletivo. A Elaine foi vítima de um monstro que a espancou por horas em sua casa no Rio de Janeiro, um evento terrível e que já fez parte de um post aqui do Viva a Coroa. Tem firmeza ao expor suas cicatrizes físicas. O trauma e a humilhação que sofreu a motivam buscar justiça e alimentam um propósito muito claro: abrir espaço para debater e combater o feminicídio e a violência doméstica no nosso país. Ela quer que todas as mulheres se beneficiem da sua força.
A Danielle Torres (foto 3), me ganhou por sua delicadeza assertiva. Transexual, tratou uma síndrome do pânico antes da transição (expressão que ela não gosta), olhando para a causa e não para os sintomas. Poucas pessoas tem esta coragem, a maioria adoece e não olha porque a mente está mandando sinais de alerta e desconforto. Admirável!
Nina Silva (foto 4), fundadora do movimento Black Money, domina! Tem muita inteligência e presença de palco. E claro, todas ali com suas incríveis histórias de vida. Também tive um crush pela Preta Rara (foto 5). No próximo post falarei sobre a Brenda Fucuta e outras. Aguarde.
@universauol