Às 16 horas, tem jogo histórico na Copa, sabia? É Alemanha X Costa Rica. E a notoriedade não se dá pelos jogadores, e sim pelo…
… time de arbitragem, composto só por mulheres. Será a 1ª vez que uma mulher será juíza de uma Copa, e a 1ª vez que um trio feminino julgará um jogo do campeonato.
Tudo isso na Copa do Catar, que tem o 1ª pôster oficial criado por uma mulher e que acontece no país conhecido por suas políticas e cultura de opressão às mulheres e aos gays.
É curioso que se fala? Como você descreveria? Me conta?
Eu conto que além de ser mulher, eu sou filha de um árbitro amador de futebol. Portanto, ainda que com todas as sérias ressalvas e sem tirar o convite para reflexão, fico feliz em ver a estreia de mulheres na arbitragem da Copa.
A número 1 será a juíza francesa (@stephanie.frappart), 38 anos. Em 2020, ela também foi a 1ª mulher a apitar o campeonato Champions League, o mais importante do esporte, em seguida e/ou junto da Copa.
Mais: a brasileira (@neuzaback) e a mexicana (@_karen.diaz) completam a arbitragem do jogo, que é importante para o grupo E, em que nenhum time garantiu vaga para as oitavas de final.
Outras 3 mulheres estão na arbitragem da Copa, o que representa 5% dos 129 profissionais da área. É histórico? É controverso e ou curioso que essa 1a vez se dê no Catar?
Dizem que essa é a Copa do inesperado…
… do pão e circo, do preconceito, das manifestações, da repórter corajosa com a braçadeira da liberdade, do torcedor brasileiro que tentou se esconder mas foi descoberto, do bravo ativista em campo.
É a Copa em que milhares de trabalhadores imigrantes morreram durante a construção dos estádios.
É a Copa da reconciliação. A Copa em que a bandeira e camisa da seleção voltaram a ser de todos. É a Copa de Ana Thais, a 1ª mulher a narrar e comentar uma Copa… no Catar.
⠀
É ainda a Copa do gol do Richarlisson. Ou melhor, dos golaços do atleta, que tinha ensaiando o festejado gol, que trouxe a luz para os projetos sociais, a consciência e o talento dele.
⠀
Quando a luz da Copa apagar, Richarlisson ainda será um herói. E as mulheres no Catar? Os gays, os imigrantes? Me conta?
⠀