Vale muito a pena ouvir ela, Barbra Streisand, e não só cantando, como o vídeo acima comprova.
Depois que ouvi essa fala dela, pensei o tanto que o medo de ter medo atrapalhou alguns dos meus planos. Pois sim, eu já tive medo de ter medo. E você?
E esse medo passou depois que entendi que viver sem medo é impossível — ao contrário do que dizem muitos coaches. Barbra também fala sobre esperar décadas para experimentar a ousadia de se ser quem é.
Segundo alguma sabedoria popular a idade deixa as pessoas mais ousadas. Se o jovem tem coragem, o maduro tem ousadia, porque tem a coragem e faz, sem se preocupar muito (ou nada) com o que os outros vão pensar.
Esse é um ganho da idade, sem dúvidas. Não sei se é garantia como é o perecimento da pele, por exemplo, mas o entendo que assim como o colágeno se vai, a ousadia vem. Pega quem quer…
Eu estou aberta para altas doses de ousadia. Esperei umas 5 décadas para tanto. Se tivesse escutado Barbra antes… mas no meu tempo de coragem a comunicação era muito menos democrática e mulheres 50+ quase não tinham escuta, até tinham fala, mas não eram muito escutadas.
Mas, sem lamúrias, quando se tem menos tempo, não há tempo para desperdiçar. Portanto, estou aqui pronta para ousar. 🙌
Vem comigo?
Ah, a saber, Barbra atualmente é 80+.