Ruth Ginsburg, nova-iorquina hoje com 86 anos, é uma Associada de Justiça da Suprema Corte dos Estados Unidos. Ginsburg foi indicada para o cargo pelo Presidente Bill Clinton e foi empossada em agosto de 1993. Foi a segunda mulher (a primeira foi Sandra O'Connor) a ser confirmada pelo Senado para servir na Suprema Corte. E antes de a Juíza Sonia Sotomayor se juntar ao tribunal em 2009, Ginsburg era a única mulher a atuar como Associada de Justiça. Durante este período, tornou-se mais contundente em suas opiniões dissidentes.
Ruth Bader Ginsburg, ou RBG como se tornou conhecida, em alusão ao famoso rapper Suprema Corte dos EUA, se tornou um inesperado ícone da cultura pop, cujo trabalho revolucionou os direitos das mulheres. Seu lema: a mudança real, duradoura, acontece um passo de cada vez.
Ruth tem 1,55m de altura. Sua estatura é inversamente proporcional a sua coragem. Sua vida e legado renderam um filme e um documentário (imagens 3 e 4), ambos muito bons e recomendados aqui no @vivaacoroa
Ontem à noite Ruth recebeu o Prêmio Berggruen em jantar de gala na Biblioteca Publica de Nova Iorque. O prêmio de US$ 1 milhão é concedido anualmente pelo Instituto Berggruen para "pensadores cujas idéias nos ajudaram a encontrar direção, sabedoria e auto-entendimento aprimorado em um mundo que está sendo rapidamente transformado por profundas mudanças sociais, tecnológicas, políticas, culturais e econômicas", palavras que facilmente me levam a visualizar a juíza Ruth e suas realizações.