Ontem, no carro, eu procurava por uma música boa para ouvir na rádio e acabei encontrando uma boa pessoa para ouvir. A frase que me pescou foi: “Em um mundo tão liberal, vejo que a religião tem cada vez mais relevância.” Fiquei para ouvir mais.
Era um rabino chamado Dudu. Você o conhece? Eu não conhecia e gostei do que ouvi. Tanto que cheguei em casa e fui ouvir no YouTube a entrevista completa. Ele se diz avesso à autoajuda, mas eu o entendi como um ajudador (rsrs). Destacou como o humor, tão presente no judaísmo, é primordial para o sucesso de um Rabino. Aí pensei que amor e humor são fundamentais para o sucesso de todos nesta vida.
Esta frase que selecionei para o post é dele e falou diretamente comigo. Até porque relembro sempre o dito de uma amiga “ninguém se levanta da cama sem ego”. E o Rabino Dudu a complementa com uma pergunta: “Quem falou que o ego é ruim? O judaísmo diz: usa o teu ego para o bem. Você sempre vai pensar mais em você. Todo mundo é assim. Então pense: será que eu consigo ser um egoísta do bem? Será que eu consigo usar as minhas características naturais para fazer coisas positivas?”. Minha resposta instantânea foi: CLARO!
Eis que ele completou: “O judaísmo é realista com relação à espiritualidade e não acredita que, de um dia para o outro, eu vou virar uma pessoa 100% do bem.”
Fiquei pensando que ser egoísta do bem significa ajudar o outro sem descuidar de você. Significa olhar para você, para as suas necessidades e ser capaz de enxergar o outro, de encaixar tempo e trabalho para quem eventualmente precisa de você. Pensei muito nisso. Por isso divido aqui. Vai que faz efeito aí... me conta se fizer. E que tal tentar ser egoísta do bem? O que você acha? Topa?
A capacidade de nos surpreendermos é infinita e algumas vezes positivas. Dou um exemplo: ouvi o Rabino Dudu no programa Pânico, na Jovem Pan. Nunca imaginei encontrar um conteúdo assim por lá. Se eu não tivesse me deixado embarcar na surpresa, seguiria somente com as antigas ideias. Eu quero novas ideias, sempre, para gostar ou não gostar. E você?
Bom feriado!