Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, 77 anos, deixou hoje o show dessa vida aqui — e com muitos aplausos. Uma das maiores vozes da música brasileira, Gal fez a história da música e da cultura no Brasil.
⠀
Recentemente fazia parcerias com novos cantores, novos artistas, como Tim Bernardes, Rubel, Criolo e uma turma que se você ainda não escuta, fica a dica: comece pelo disco “Nenhuma Dor”, de 2021, de Gal Costa. No disco “Pele do Futuro”, preste atenção na faixa “Cuidando de Longe”, uma versão soul deliciosa, com a cantora Marilia Mendonça (1995-2021). Além disso, Gal tinha diferentes gerações de músicos e musicistas em seus palcos e estúdio. Era cantora, interprete, compositora, uma mulher entregue para a música, para a sua paixão.
⠀
Pelo que acompanhei como fã, entendo que Gal foi ativa, inventiva, generosa, genial e muito GAL até o final. Dia 17 de dezembro faria show na Sala São Paulo, um dos lugares mais bonitos e adequados para ela na capital paulista. E ouvi na Globo News que ela estava com turnê europeia programada. E quer saber? Ela segue! Sou fã, repito. Fico triste, mas celebro a vida que ela viveu e os momentos da minha vida que ela jamais soube, mas esteve comigo. Deve ter acontecido isso com você também, não? Me conta? Eu conto que agradeço Gal. Muito.