Eu conheço mulheres espertíssimas que caíram em golpes de WhatsApp, e-mail, SMS e ligações envolvendo contas bancárias, cartões de crédito. E você? Me conta?
Eu te conto que decidi fazer esse post como alerta depois de perceber algumas semelhanças entre os casos, que não raro, envolvem criminosos, muitas vezes cordiais, que acessam as vítimas oferecendo ajuda em nome de alguma instituição de confiança das vítimas.
Em seguida, elas ou eles, falam sobre uma movimentação financeira estranha que tem que ser combatida por meio de outra movimentação mais estranha ainda, ou de um produto milagroso capaz de render mais que o trabalho de uma vida toda, ou ainda pedem dados para a garantia da segurança do cartão ou conta bancária da vítima.
A pessoa que recebe a mensagem — por meio de ligação, SMS, e-mail ou WhatsApp — tem o dia a dia interrompido, abruptamente modificado pela notícia envolvendo suas finanças. Resultado: entra em nervosismo e vulnerabilidade, uma combinação que é perfeita para os golpistas, que se aproveitam disso para, veja só, conquistar a confiança da vítima.
Ontem duas amigas tiveram seus celulares clonados. No caso de uma delas o golpe foi assim: uma pessoa ligou e pediu para a funcionária que atendeu mandar um “oi” pelo WhatsApp e… foi feito o estrago.
Portanto, a dica é: DESCONFIE sempre. Recebeu qualquer mensagem, ligue para o telefone oficial da instituição que diz estar em contato com você e confirme tudo. Dá um trabalhão e leva tempo, mas pode poupar você de cair em uma roubada tremenda. Caso tenha caído em um golpe, não importa se perdeu R$ 0, 10 ou R$ 100 mil, minha dica é: denuncie, faça boletim de ocorrência, procure ajuda jurídica para garantir os seus direitos.
Não dá para normalizar o que é anormal. Simples assim, concorda?