Menopausa é assunto importante. Por isso, conversei com a Dra. Penha Barbato, ginecologista especializada. Divido e quero saber a sua opinião...
MIMIMI?
“Não. O corpo e seu funcionamento mudam de uma maneira tão radical quanto na adolescência e na gravidez. Desconfortos devem ser tratados. Na menopausa tudo muda, do fio de cabelo à unha do pé, até as funções cognitivas.”
MENOPAUSA X CLIMATÉRIO “Menopausa é a ausência da menstruação por 12 meses, acontece, geralmente, entre os 48 e 52 anos. Antes há o climatério, que é quando o corpo da mulher oscila entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva”.
OH, HORMÔNIOS! “A 1ª redução é a de testosterona, já a partir dos 30 anos. Na menopausa o estrógeno reduz e surgem sintomas como: dimunuição do apetite sexual, da capacidade orgástica, ressecamento vaginal, perda de colágeno, transtornos de humor, redução das capacidade cognitivas e funcionais, alteração do sono. Mais: dores musculares e articulares (principalmente nas mãos), variação de disposição (desânimo, irritabilidade, perda de interesse e de pró atividade), 50 % das mulheres têm desequilíbrio da tireóide ou hipertensão. Daí a importância de cuidar das dosagens hormonais por meio de exames da hipófise e FSH”.
MEUS EXAMES ESTÃO ÓTIMOS, MAS… “A queixa da paciente é tão importante quanto o exame. Às vezes a paciente tem um sintoma ainda não mostrado nos exames. Por outras, os exames estão alterados e a paciente não se queixa porque não tem o hábito de se observar. É preciso ter autocuidado e autoconhecimento para identificar a menopausa”.
POR QUE CORPO, PELE E HUMOR MUDAM?
“Pelos mesmos motivos: circulação e hormônios. Às vezes a mulher começa fazer procedimentos estéticos porque não está conseguindo ou sequer se dando conta que o assunto é outro, a menopausa chegando”.
TÁ NA JANELA? HÁ UM TEMPO CERTO PARA INICIAR O TRATAMENTO?
“O ideal é começar nos 5 primeiros anos porque aí é possível reverter alguns dos efeitos. Chamamos esta fase ideal de janela”.