Conhece a dupla vencedora? Barbara Ling e Nancy Haigh e seus Oscars ontem! E eu amei ver que as vencedoras da categoria “cenografia”, por "Era Uma Vez ...Em Hollywood”, são duas mulheres 50+. Barbara tem 67 anos de vida, Nancy 36 anos só de carreira, iniciada com Francis Ford Copola, diga-se. Foi a estreia das duas como vencedoras do Oscar, a primeira indicação de Barbara e a oitava de Nancy.
E teve mais viva para as coroas “que fazem a mágica acontecer mas pouco aparecem”. O Oscar de melhor figurino foi para a veterana Jacqueline Durran, desta vez, por “Little Women” (Adoráveis Mulheres no Brasil) Jacqueline é considerada uma das mulheres mais influentes do cinema, do lado de trás das telas. Também assinou o figurino de "1917" e está criando o do próximo filme “Batman”. Se formou em filosofia, nos anos 80, estudou artes anos depois, em 2000. Ela é das nossas: coroa, ativa, criativa, em seu melhor momento.
O trio vencedor por melhor “maquiagem e penteados” também está na mesma fase. Kazu Hiro, Anne Morgan and Vivian Baker, todos 50 ganharam a estatueta por “Bombshell”.
Eu vibrei! O que seria dos filmes sem essa turma? Me diz? São realmente essenciais, os realizadores de todos os detalhes que enchem nossos olhos no cinema. Numa noite em que a expressão “love letter” (carta de amor) foi tão repetida nos discursos dos vencedores, eu endereço a minha para essas coroas que celebro e indico na galeria de imagens.
E você? Me conte o que mais amou no #oscar2020. Quem ou o que mereceria a sua carta de amor no Oscar?
A saber, os instas dos maquiadores são: @littlerabbitlittlerabbit @vivianbaker @kazustudios.
As demais profissionais aparecem em hashtags que mostram diversos de seus trabalhos: #jacquelinedurran #barbaraling #nancyhaigh #onceuponatimeinhollywood #littlewoman #bombshell #bombshellmovie