Hoje o post é uma colaboração da amiga @mariadelrociolmazza que adora viajar sozinha e tem a agência de viagens @engenhotur. Pedi a ela para compartilhar dicas e sensações. Voilá!
"Viajo sozinha há alguns anos. Comecei porque quando eu tinha a oportunidade, nem sempre tinha companhia. E eu, que adoro viajar com mais pessoas, descobri que viajar sozinha é também muito especial.
Posso ir a todos os lugares que planejo. Ou seja, faço o roteiro, no meu ritmo, à minha maneira. Se estou em um museu e determinada ala não me atrai, desvio, sem discutir. Quando um lugar me fascina, posso ficar o tempo que bem quiser.
Posso comer o que quero, no ritmo e na hora que quero, escolher o restaurante conforme meu gosto e “bolso”. Durmo e acordo na hora que bem entender.
É maravilhoso mas há lados não tão bons. Quando estou integrada a uma paisagem deslumbrante, não tem ninguém ao lado para dizer: olha isso!!! E em viagens há riscos e medos. Sozinha é você e eles. E viajar sozinha exige alguns cuidados, principalmente quando se é mulher.
Por isso, recomendo 4 passos essenciais:
- Escolha um lugar que domine a língua, alegre, histórico ou cosmopolita. E com wi-fi para não ficar totalmente desconectada de tudo. Importante dizer que podem aparecer sentimentos muito variados em contato com culturas muito diferentes.
- Tempo! Recomendo entre 1 semana e 10 dias. Se a experiência for boa, vá aumentando à medida que se acostuma. Por mais que goste de sua própria companhia, você pode estranhar.
- Em alguns lugares, itens básicos para nós mulheres (absorventes íntimos) não são fáceis, então leve sem hesitar. Medicamentos fundamentais também!
- Não carregue mais coisas do que suas duas mãos podem segurar. Escolha entre a chapinha e o secador, por exemplo. Tudo pesa. Pessoas gentis cruzarão o seu caminho, mas a maioria já tem suas próprias bagagens para carregar. Então, não vacile.
Fazer uma viagem sozinha pelo oriente ou escalando um monte são ideias bem românticas. Aconselho que vá ousando aos poucos! Comece com lugares onde você possa tentar entrosar, é mais tranquilo para uma primeira vez. Mas eu garanto, é uma delícia!”