Por que um corpo feminino maduro e parcialmente nu incomoda tanto?
Ontem, a cantora e icone pop Madonna, 62, postou um quase nude e recebeu uma chuva de…críticas. Pergunto: por que um corpo feminino maduro e parcialmente nu incomoda tanto? Por que o corpo seminu de Madonna atualmente causa até raiva e o corpo seminu de Madonna de anos atrás causava tesão, furor e até manchete de revistas e jornais? Sim, manchete, sou desse tempo, em que o destaque era chamado assim. Madonna também é.
Estamos em 2020, o body positive é um movimento essencial e com grandes vitórias e libertações. Assim, os padrões de beleza são até constrangedores. Constrangimento. Foi isso que eu senti por cada um dos autores de ofensas à Madonna no Instagram e no Twitter. “Aposente-se!”, “Vista uma roupa, vovó”, “Você está louca” foram os comentários mais queridos entre os haters do Twitter. No Instagram as ofensas foram mais leves, mas ainda assim odiosas.
Os procedimentos estéticos notados no rosto de Madonna também foram condenados. Bem hoje, em que uma matéria do G1, diz que a busca por “foxy eyes", procedimento que deixa os olhos puxadinhos, chegou ao seu pico nas buscas do Google no Brasil. Um aumento de 1.250% nos últimos meses.
Junto à imagem, onde aparece com uma muleta e se vê parte dos seios e da barriga, Madonna escreveu : “Todo mundo tem a sua muleta”. Em inglês muleta é crutch e uma brincadeira com o termo crush. Será que existe muleta para um modelo mental tão cruel e tão antigo quanto o corpo de Madonna? Eu acho que não. É preciso olhar para a questão e sem paliativos, resolvê-la para seguir em frente, caminhar sem muletas.
Todos os dias milhares de pessoas postam quase nudes e ganham chuvas de likes nas redes sociais ou os chamados biscoitos. Que são pensados para isso, aliás. Afinal, quem exibe o corpo quer confete e não críticas. Tem a ver com autoestima, ou seja, ou a pessoa é muito segura e quer mais ou é insegura e se põe à prova para alimentar a sua autoestima, não é? Posso estar errada. E erro bastante, confesso. Mas aprendi a abraçar a minha vulnerabilidade com o tempo. E quer saber? Madonna tem um tanto a ver com isso. Porque ela é musa além da música e ponto.
Diante de todo esse fuzuê e ofensas ela está calada. Recentemente, em um nude mais antigo, uma foto de Steven Klein provavelmente de mais de 20 anos atrás, ela escreveu “Se você se incomoda com essa foto, não dou a mínima. Sou formada na faculdade do estou pouco me f* ”. Então, presumo que ela não esteja mesmo nem aí com a onda de ofensas. E logo mais reverterá todo o ódio em reflexão e transformação.
Mas eu, mulher 50+, decidida a normalizar o envelhecimento, estou chocada com a onda de ódio. Porque, repito, estamos em 2020 e os padrões de beleza são até constrangedores. Porque não consigo entender o motivo da raiva causada por um corpo maduro e feminino seminu. Todo corpo é livre e único. Não importa a idade.
O que você acha? Me diz? Eu acho que Madonna, sempre transgressora, mais uma vez polemiza ao nosso favor: vamos falar de libertação.
Como vc disse, ela sempre foi transgressora e gracas a isso ela nos faz rever conceitos ultrapassados. Masss, acho que essa percepcao nao é para tds. Ë para quem quer evoluir.
por que temos crianças no mundo e devemos respeita-las e tem certas coisas que ,convenhamos ,é só entre as 4 paredes