Amo quando Jane Fonda é Jane Fonda. Ou seja, sincerona e coerente. E você? Também é fã? Amo especialmente quando ela destaca o valor das amizades para a saúde, o bem-estar e a longevidade. Você se identifica com o olho no olho, a troca, o apoio, a confiança e a profundidade das amizades entre mulheres que ela descreve? Eu super — e também com o lado divertido e piadista que aparece espontaneamente ao fim do vídeo. Amor e humor, sempre.
E seriedade também.
Jane Fonda faz a afirmação embasada em sua experiência pessoal, e também, diga-se, em um estudo da Escola De Medicina De Harvard, publicado em 2015. Entre os atuais, este estudo é um dos mais longos da história de Harvard, começou a ser realizado em 1938. Os alunos eram os voluntários. E até a Harvard abrir para alunAs, em meados dos anos 1950, só homens eram estudados.
⠀
Por meio de registros médicos, entrevistas e questionários pessoais, os pesquisadores chegaram a conclusão de que há uma forte correlação entre a condição de saúde das pessoas e a saúde de suas amizades e relacionamentos. Especialmente depois dos 50 anos.
⠀
“As pessoas que estavam mais satisfeitas em seus relacionamentos aos 50 anos eram as mais saudáveis aos 80 anos”, afirmou Robert Waldinger, diretor do estudo e professor de Harvard.
⠀
Jane Fonda, Lily Tomlin, Rita Moreno e Sally Field (as 4 atrizes do vídeo acima) são 80+, amigas e endossam o resultado da pesquisa. Estarão juntas no filme “80 para Brady”, com Tom Brady, o ex-marido de #GiseleBundchen. Já falei do filme aqui e vou puxar no stories, novamente.
⠀
Por agora, reforço que tudo que quero é chegar aos 80 como essas 4: com muita saúde, amizades verdadeiras, em alta produtividade, com bom humor e vontade de fazer mais.
⠀
Fama e dinheiro? O estudo da Harvard diz que isso não é definitivo para uma vida feliz e saudável. Eu jamais discordaria. Até porque não sou famosa, mas sou feliz e saudável — a maior parte do tempo. Se estou com amigas, então 🙌 sou feliz e saudável demais. E você? Me conta?