“Sirva-se de um drink, passe um pouco de batom e se recomponha". Precioso o conselho de Elizabeth Taylor, que faria 88 anos hoje, sobre como se recuperar de um término de relacionamento. E do assunto ela sabia - foi casada oito vezes. Haja coração partido!
Descontado o glamour de Hollywood, esta frase é, no fundo, sobre coragem e autoestima. Não que seja necessário álcool e maquiagem para isso, mas é necessário muita força e muito amor próprio para sair de uma relação que já não te faz bem.
Vejo tantas pessoas queridas sofrendo após divórcios, lutando para se redescobrir, para se reinventar e em alguns casos para sobreviver. Fico pensando se o problema não está em nos abandonarmos em nome de uma relação. Porque uma hora a relação pode acabar e com ela todos os sonhos, toda a sua identidade, todo o sentido de viver. Será que a fonte da coragem e a autoestima - que vão muito além de drinks e batons - não está em você se colocar em primeiro lugar? E isso não tem nada a ver com egoísmo, tem a ver com amor próprio.
E você, se coloca em primeiro lugar? Já tomou sua dose de coragem e passou o blush da autoestima hoje?
Foto de Douglas Kirkland, c. 1965.