Hoje é o dia das avós! Você é avó? Se sim, parabéns! Celebre! E me conta: como é essa experiência? O que aprende com os netos?
Eu ainda não sou avó, os meus filhos estão na casa dos 20, não há nem esse assunto por aqui, mas gosto de crianças e acho bonito ver o encantamento das minhas amigas pelos netos. E gosto ainda mais da energia que toma conta delas quando contam os causos dos netos. Guardo e nutro boas lembranças da relação com os meus avós — uma relação que ainda faz parte de mim.
E, sim, as imagens de avôs e avós como pessoas bem frágeis e doces não vestem bem os atuais avôs e avós. A doçura, no entanto, permanece, com mais dinamismo, energia, atividade, troca. Vem comigo: Jane Fonda, Rita Lee, Sophia Loren, Marieta Severo, Susan Sarandon, Suzana Vieira, Diane Von Fürstenberg, Goldie Hahn, Daniela Mercury e Maye Musk são avós.
Com a qualidade e expectativa de vida ampliadas, com informação a um clique, com todas as facilidades contemporâneas, os avós de hoje namoram, saem, curtem, desfrutam a vida e, é claro, a companhia, o carinho e a magia dos netos.
Pois é, magia. Eu acho que netos têm mesmo uma magia, assim como os avós têm uma magia para os netos. Existe um magnetismo… uma das trocas mais equilibradas e incondicionais entre todas as trocas familiares. Tem uma lealdade, uma cumplicidade, uma confiança. Não tem? Torço para ter, um dia, com meus netos.
Até lá, parabenizo você avó contemporânea que quebra mais um arquétipo com energia e vitalidade. Ah, pelo que vi, a data da celebração é hoje pois é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, mãe de Jesus Cristo. Lindo, não é?