Hoje São Valentim é festejado nos EUA, França, Alemanha, Itália e + países. E por que não celebrar o dia do santo que representa o amor por aqui também? No Brasil, o 12.06 é fruto de uma campanha publicitária para um magazine que precisava levantar as vendas no mês sem “data comercial”. Dia 12 era véspera do dia do santo casamenteiro (Antônio) e assim a data foi criada. Nada romântico, eu sei. Encontrei essa informação em uma matéria da Folha de S. Paulo. Mas não estou desmerecendo a data, adoro!
Quis saber mais sobre as datas especiais do amor. Na China é na 7a noite de luar de agosto. A origem é a lenda que diz que uma estrela se apaixonou por um mortal. A união deixou a Deusa do Céu furiosa, ela criou a via láctea para separá-los. Os dois só podem se ver na noite do dia dos namorados.
A história que originou Valentine’s day, que eu chequei com uma amiga sabe tudo de religiões, é semelhante. A data é a mesma da morte do bispo São Valentim. Eram tempos de guerra, precisavam de soldados e os casamentos foram proibidos para não diminuir o empenho dos soldados, nem o número. Escondido, Valentim casava os amantes. Foi preso. Um dia, ele se apaixonou pela filha do carcereiro. Valentim morreu, antes de ir, declarou seu amor em uma carta, assinada “your Valentine”.
São histórias, bonitas e um tanto tristes, de amores impossíveis. Na vida real os problemas são outros mas existem e devem ser vencidos. Eu me convenço cada vez mais que o amor admirável entre casais é aquele espontâneo e construtivo para ambos. Que é sobre ceder e apoiar, admirar e respeitar, acreditar e sentir, crescer juntos. Contudo, para amar o outro é fundamental ter amor próprio, uma outra conquista. Por isso gosto de celebrar, sempre, especialmente nos dias 14.02 e 12.06, e agora, no 7a noite de luar de agosto. E você?
Happy Valentine’s day! Que o amor esteja sempre com a gente, seja a gente. ❤
Ilustração: @ofelipeguga