Eva Wilma fez sua passagem na noite passada, aos 87 anos. Eu encontrei essa entrevista dela para o acervo do Museu Da Imagem e do Som (MIS), em que ela conta sua experiência com Alfred Hitchcok nos estúdios da Universal, na Los Angeles do glamour mais puro. A parte que mais gostei da história é a que encerra o depoimento, porque mostra que a atriz não era de se enganar.
Em 7 minutos, ela conta uma história impressionante que viveu. E o mais interessante é que não fala só dela. Mas também sobre coragem, “eu que não tinha ido sozinha nem à Pirituba, fui sozinha a Los Angeles”, fala sobre o respeito e a valorização etária, “eu fiquei admirada ao ver a equipe técnica de cabelos brancos... em geral nos países novos se despreza os mais maduros e lá estavam todos na ativa... achei muito bonito”, diz sobre a vaidade do diretor “as pessoas começaram a aplaudir, era Hitchcok entrando no estúdio”, e também aborda os padrões de beleza, quando diz que teve que concordar em usar seios postiços e que ouviu Hitchcok perguntando “o que vamos fazer com o dente dela?”… e completa “eu tinha esse dente meio para trás, até achava interessante”.
Convido você a se dar esses 7 minutos de presente neste domingo. E a aplaudir a grande atriz que foi Eva Wilma. Maravilhosa! Que ela descanse em paz!