Marque nos comentários o instagram das suas amigas que te trazem novidades, informação e entretenimento, dando mais qualidade para a sua vida. Neuza Guerreiro de Carvalho tem 92 anos, é formada em biologia, e atualmente é oradora do curso Resgate de Memória Autobiográfica, da USP.
Eu não a conheço, mas concordo muito com o que ela diz no vídeo acima: a vida social e o sentimento de pertencimento fazem a vida ser ainda melhor.
Se é para viver muito (e as pesquisas pré-pandemia apontam para a longevidade cada vez maior) que seja para viver muito e melhor, viver muito e bem acompanhada.
No vídeo ela começa contando sobre as companhias que a vida leva com o tempo, dos falecimentos dos mais próximos quando se chega, como ela, a uma idade avançada.
Pessoas podem morrer em qualquer idade, mas morrem mais na velhice. Algo óbvio, mas que sentido na pele deve arder ainda mais. No caso dela, o bálsamo é a vida social, a troca, a mente e o corpo na vida.
E na minha experiência, concordo que esse movimento é crucial para a boa saúde.
Vou te contar uma história: mais de dois anos atrás, uma mulher, sabe tudo de comunicação, me disse que o os comentários dos posts do VIVA A COROA encantavam ela.
Eu fiz coro, concordei — afinal, ler você é a minha parte preferida daqui também.
E, então, ela completou “porque existe ali um fórum, uma troca de ideias e informações, uma verdadeira comunidade, algo muito vivo e verdadeiro”.
Só de lembrar dessa fala, eu abro um sorriso. Fico feliz por ter criado essa nossa comunidade, esse nosso círculo social, que se amplia a cada dia, e está sempre pronto para acolher, tal qual coração de mãe.
E digo: obrigada por estar nesse “círculo social” — ele e você fazem muito bem para minha vida.
Para além do Viva, participo de alguns grupos, formados por pessoas de diversas idades, saberes e vivências. Nem sempre a opinião é unânime, mas a troca é muito rica e uma das razões que impulsionou a minha coragem de arriscar novamente, aos quase 53 anos.
Viva os círculos sociais! Viva a troca de informação! Viva uma vida melhor! Viva o pertencimento! Viva!