Tarcísio Meira e Paulo José…. qual coroa não se emocionou, não se encantou com eles?
⠀
Dois grandes homens, dois coroas se despediram, deixando legados imensos para a cultura popular e memórias para cada uma de nós.
⠀
Eu, gaúcha, destaco “O Tempo E O Vento”, de 1985, a versão televisiva da obra de Érico Veríssimo, com Tarcísio no papel de Capitão Rodrigo e Paulo José na direção.
⠀
O Capitão Rodrigo foi um marco, sem dúvidas. Um forasteiro, rebelde, conquistador, irresistível e LINDO. Eu suspirava. E você?
⠀
Hoje penso o quanto tinha de Paulo José, gaúcho, aliás, nesse personagem de Tarcisio Meira.
⠀
Contudo, a cena que viraliza como homenagem é a dos dois atuando na novela “Um Anjo Caiu Do Céu”, em que Tarcisio era o fotógrafo João Medeiros, e Paulo José, Alceu, pai de Cuca, que na verdade era filha legítima de João — que não achou a menor graça da descoberta.
⠀
Na cena destacada — pelo #encontrocomfatima, programa de @fatimabernardes para a @tvglobo — os personagens falam de um encontro no céu. É bonita mesmo.
⠀
Assim como Tarcísio, Paulo José foi um ator da novela, do teatro, mas principalmente do cinema. Em 2017, foi tema do documentário “Todos Os Paulos Do Mundo”, que homenageia e destaca a versatilidade do ator e diretor., diagnosticado com Parkinson em 2001.
⠀
“O espectador precisa olhar no fundo do meu olho e entender que tem gente morando ali dentro”, diz Paulo José, em um trecho do documentário. Eu sempre vi. E coloco luz em sua participação no filme “O Palhaço”, de Selton Mello, uma espécie de carta de amor a Paulo José.
⠀
Essa é a minha carta de amor para os dois atores. Qual a sua carta de amor para eles? Me conta?