Curte blues? Então deve saber que mestre 80+, Buddy Guy, estará entre nós em breve. E certamente vai gostar de saber sobre uma banda nacional de blues composta por mulheres 50+, a @ladiesbluesbandoficial.
Ainda não ouvi a banda ao vivo, mas amei o material que conferi, enviado por Celia Carvalho, a baixista e criadora da banda de São Paulo. Célia estava chegando aos 40 anos, quando em 1999, colocou o primeiro formato da Ladies Blues Band no mundo.
Hoje, com 63 anos, ela conta animada sobre o projeto, que já esteve no palco da casa de shows Bourbon Street e se apresenta em festivais de blues e jazz e em eventos particulares como festas e mais.
“São quase 25 anos de banda. No começo escutávamos muito comentários como ‘nossa, vocês tocam como homem’ quando queriam nos elogiar, acredita?”. Infelizmente, sim. “E eu criei a banda justamente para agregar mulheres da minha geração. Uma banda de blues formada por mulheres é um ato de resistência”, completa.
⠀
E a resistência é dançante e empolgante. Além de blues, elas arrasam no jazz, no rock progressivo e nos ritmos e hits da lendária gravadora americana MOTOWN, que gravou e lançou Marvin Gaye, Jackson 5, Stevie Wonder, Diana Ross, The Supremes, Lionel Richie, The Temptations e muito mais.
⠀
Só de escrever esses nomes já deu vontade de dançar aqui. Ainda mais ao som de mulheres 50+.
⠀
Verdade seja (sempre) dita, tem uma “50 menos”, na banda, a baterista Bruna Barone. Mas todas as demais componentes tem entre 50 e 67 anos, sendo, Bibba Chuquie (voz), Dudáh Lopes (piano/ teclados), Célia Carvalho (baixo elétrico), Gabriela Gonzalez (guitarra), Telma Lovato (gaita), Andrea Fernandes e Talita Jacone (backing vocal).
⠀
Aqui a idade é importante, você sabe. E quanto maior, mais celebrada é.
⠀
Eu deixo o meu viva para a Ladies Blues Band e para todo projeto que reúna mulheres 50+ e propósito. E você? Me conta ?
⠀
Viva as coroas! Viva, coroas!