Claudia Liz faz 51 anos e nós ganhamos o presente: um papo exclusivo. Faz tempo que admiro a arte de @claudializoficial, que foi modelo e atriz ícone nos anos 80/90. Passado. Claudia gosta de falar do presente e viver um dia de cada vez. É artista talentosa, mãe orgulhosa e mulher ativa.
“Não planejo nada. Tive um coma (1996) e desde então vivo o presente”. Claudia é ilustradora da Folha de S. Paulo, de livros, tem uma agência de comunicação visual, a Miss Lilly, e assina quadros em que o feminino é protagonista.
A renda das obras é revertida para a ONG Turma Do Bem. “Oferecem assistência para mulheres vítimas de violência doméstica. Os casos cresceram na quarentena”. Claudia apoia a ONG desde 2012. E desde sempre escreve a sua própria história. Olha só:
O que deseja para os 51 anos?
Saúde, amor e harmonia para mim e para todos.
O que diria para você aos 30 ?
Eu me perguntaria: Do que você tem medo? Por que?
Ser 50+ é… estar bem. Eu vou me enfrentando e me superando. Não penso no futuro, não me comparo comigo no passado, não quero ter 27 anos, sou mãe de um homem de 27. Não tenho problema com rugas…não estava ali ontem? Não. Mas agora está e estou bem. Prefiro aceitar…
Como descreveria a nossa geração?
Fomos nos olhando, nos questionando e fazendo. Sem raiva ou rebeldia.. fomos nos reinventando com ???? e na ação. A geração anterior abriu portas. E acho que a nossa conquista é facilitar para as próximas gerações de mulheres também.
Amor ?
Amor e harmonia são valores e palavras com poder. Relacionamentos são essenciais: com um parceiro de vida, com o filho, com os amigos. Eu cresço muito em uma relação ao me ver nela, ver todos os meus defeitinhos, ao solucionar e ganhar mais empatia.
Pintar é…
… um processo de questionamento que levo para a vida. Pinto desde a adolescência. Um dia, um amigo me perguntou “o que faria você feliz?”. Eu disse: pintar o dia inteiro e todos os dias. Tenho esse privilégio.
Um recado para as coroas?
Só temos controle das nossas escolhas. Escolha bem as pessoas com quem se relaciona. E está tudo bem se você não der conta de tudo.
Como posso conseguir falar pessoalmente c/ a Claudia Liz sobre meus desenhos?