Celebrar o sucesso profissional de uma mulher é encorajar todas as mulheres a voos altos para a realização de seus sonhos, mesmo diante dos obstáculos da sociedade estruturalmente machista. Por isso estou aqui celebrando Christine Lagarde, uma dessas mulheres que inspiram ao trilhar uma história profissional de sucesso e destaque internacional.
Ontem ela oficializou que deixará o FMI para assumir a presidência do Banco Central Europeu. É a primeira mulher no cargo de enorme importância e complexidade. Nem preciso falar sobre a desigualdade de gênero no setor, certo?
Além de muito inteligente, bem preparada e carismática, Lagarde é uma feminista ativa. Usa sua relevância para abordar a questão em entrevistas, na divulgação de pesquisas em cobranças de políticas sociais. Sempre muito elegante e afiada, em modelos Chanel, cabelos brancos bem tratados, sorriso no rosto, dados na ponta da língua e com a leveza de uma atleta de nado sincronizado que foi (era da equipe olímpica francesa).
Mais: com bom humor. Certa vez, disse que caso o banco Leman Brothers se chamasse Leman Sisters o caos não teria acontecido. Isso porque sua experiência mostra que mulheres são mais prudentes e cuidadosas. Outra vez afirmou que só a convidavam para cargos em momentos de crise (pense na economia de Europa e do mundo agora e comprove)…. “é sempre assim, se tudo está perdido, precisam de uma mulher para resolver, chamam uma mulher”.
É até possível que você viva em um meio sem preconceitos de gênero, mas é impossível ignorar a existência do preconceito ao redor ou fora do seu círculo. Existe e não podemos ficar de braços cruzados. @christinelagarde é mais uma que faz sua vida e transforma a de todas nós. Viva a coroa!