O renomado médico gerontólogo Alexandre Kalache desfaz mitos sobre o chamado "novo envelhecimento" e expõe questionamentos sobre a qualidade de vida dos próximos centenários em entrevista exclusiva para nossa colunista Adri Coelho Silva
Os novos centenários estão em alta e devem se tornar cada vez mais comuns. Será mesmo? Homens e mulheres envelhecem da mesma forma? Não tenho certeza. Por isso, fui consultar um especialista no assunto: o médico gerontólogo Dr. Alexandre Kalache, que possui 14 anos de experiência na OMS como diretor do Departamento de Envelhecimento e Custo de Vida e, desde 1975, é um profissional dedicado ao estudo do envelhecimento.
Dr. Kalache também é presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil e co-diretor do Age Friendly Institute. "Estamos todos envelhecendo", afirma ele. "Quanto mais cedo você se prepara para a velhice, melhor. Mas nunca é tarde. Comece aos 20, mas se não começou, comece aos 30, aos 40, aos 50, aos 80. Nunca é tarde demais", completa.