Deixo o meu VIVA para toda mulher que está na jornada da autoaceitação, assim como Pino, 62 anos. Ela é modelo há pouco mais de dez anos. Trabalhava no mercado financeiro em Bahamas e quase morreu vitimada pela dengue no país.
Foi nessa época que a filha e o genro fizeram algumas fotos dela e levaram para agências de moda e publicidade. A estreia foi em um comercial da Mercedes. Hoje ela está em capas de revistas (Elle e Vanity Fair) e também atua em séries da Netflix. É musa na Espanha. Mora em Madri e nasceu nas Ilhas Canárias, onde Saramago viveu.
É procurada para opinar sobre a longevidade, a vida 60+ e a menopausa. Suas opiniões são claras: quer viver o hoje, afirma que a menopausa é só mais um estágio da vida feminina e, apesar de ter o perfil do padrão da nova velhice (cabelos brancos e longos, corpo atlético e pele bronzeada…) sempre encoraja as mulheres a se aceitarem como são — e se amarem.
Como ela mesmo diz no vídeo, mais dificil do que superar a pressão dos padrões é vencer as próprias imposições. Eu faço coro. E você? Vem de VIVA?
Via @elle_spain