Eu deixo o meu viva para ela, a Imortal da Academia Brasileira de Letras e escritora Ana Maria Machado, 82 anos, que na semana passada lançou mais um livro infantil na Bienal do Livro de São Paulo, que bateu recorde de vendas, e também leva o meu VIVA. Vem junto?
“Sem Fim, Joaquim” é o nome da novidade da autora 80+. E olha que sorte temos: Ana Maria quer mais novidades e diz que sempre está com algum projeto futuro.
“Não me vejo na iminência de me aposentar ou de parar de escrever. A não ser que eu não consiga mais, que eu tenha algum problema mental ou de saúde. Eu não tenho necessidade de parar, eu gosto de fazer o que faço”, disse ela em entrevista para a jornalista Maria Eduarda Gomes, publicada no jornal O Estado De S. Paulo.
Ela escreve muito e ela lê muito. O livro atual é “Imagens da Branquitude: A presença da ausência”, de Lilia Schwarcz. Autoras e autores contemporâneos estão entre os preferidos de Ana Maria no momento.
Bernardo Carvalho, Adriana Lisboa, Micheliny Verunschk, Jefferson Tenório, Eliana Alves da Cruz, Itamar Vieira Júnior e Ana Maria Gonçalves estão entre os escritores indicados por Ana Maria Machado. E quero saber: você já leu ou lê alguma delas e deles? Me conta?
No entanto, a inspiração para as obras de Ana Maria vem da vida como ela é, de sua relação com as crianças e o mundo. Na mesma matéria do Estadão a autora conta sobre um menino mexicano que perguntou a idade dela e depois questionou “E como é que uma velha de 68 anos lá no Brasil sabe o que se passa dentro da cabeça de um menino de 10 anos no México?”. Ana achou a pergunta maravilhosa. E contou a história em “Rastros e Riscos”, autobiografia lançada na celebração de seus 80 anos. Imaina a autobiografia em celebração aos 90 anos ? Eu imagino e adoro a ideia. Viva Ana Maria Machado! Viva!