É o que eu penso. Só que dizer o que a amiga(o) precisa ouvir não significa sincericídio. A seleção das palavras, a forma, o momento e o lugar são importantes.
O objetivo é ajudar, não ser a dona(o) da verdade. As vezes a pessoa não está preparada ou simplesmente não quer lidar com o assunto no momento. E esta vontade precisa ser respeitada.
Pense bem se você está falando para ajudar ou se é uma questão do seu ego. Acontece e não é algo raro. Talvez para parecer inteligente ou importante, ou pode ser uma projeção dos seus sentimentos e desejos.
Na dúvida, lembre-se do ensinamento que o Deepak Chopra transmitiu e que já mencionei aqui no @vivaacoroa. Antes que as palavras passem pelos lábios, use os três guardiões. O primeiro guardião pergunta: "Isso é verdade?" Isso interrompe muito o tráfego imediatamente. Mas se as palavras passarem pelo primeiro guardião, há um segundo que pergunta: "É gentil?" E para aquelas palavras que se qualificam aqui também, o último guardião pergunta: "É necessário?"
Aproveito este dia para agradecer minhas amigas e amigos de verdade que, além de estarem comigo nos momentos gostosos, me ajudam a melhorar, a questionar minhas crenças, a rever comportamentos e também a cultivar o que é bacana. ❤️