A bela mulher da foto acima é Amelia, a primeira mulher a sobrevoar e atravessar pelos ares o Oceano Atlântico. E hoje é o dia do aviador, logo é o dia dela. “No momento em que passei de 60 metros do chão, eu sabia que tinha que voar”, costumava dizer.
Determinada, Amelia jamais poupou esforços para realizar o seu sonho. "Desapareceu" aos 41 anos, enquanto fazia o que mais amava: voar alto. Para pagar pelas lições de aviação juntou dinheiro dirigindo caminhões e fotografando eventos. Segundo as histórias relatadas em livros, Amelia nunca se comparou com colegas de profissão, praticava a sororidade e sempre se apaixonou pela inteligência alheia.
Amelia era uma revolucionária e influenciadora em vários aspectos. Ao se unir a seu empresário, George Putnam (foto 3) ela se recusou a mudar de nome e fez questão de dividir tarefas e dinheiro de igual para igual, algo impensável na época. Além disso, lançou as roupas da marca AE que eram fáceis de lavar. Para ela, as mulheres não podiam passar o dia fazendo faxina.
Ou seja, era uma sábia. O filme mostra tudo isso. Sua história foi contada no cinema no longa Amelia (2009). Hillary Swank interpretou a aviadora, que venceu preconceitos de gênero, em uma ambiente que é até hoje majoritariamente masculino ( imagina como era nos anos 30).
Eu adoro o filme. Recomendo para quem não assistiu. Richard Gere e Ewan McGregor estão no elenco, bom lembrar. Além de livros e do cinema, Amelia ainda foi homenageada pelo governo americano com um selo postal (foto 6) e pela Mattel, com uma Barbie (foto 4) exclusiva. Conto dela hoje por causa do dia da aviadora (e não só foi aviador). Sugiro que você sempre a tenha em mente quando disserem que seus sonhos são impossíveis. Amelia é uma inspiração, hoje e sempre!