Não, não é impressão sua. Ressacas, de fato, ficam piores com a idade. E como hoje é o último respiro do carnaval e até eu aproveitei o dia extra de ano bissexto para tomar meus bons drinks, fui buscar explicações sobre a temida ressaca. Afinal, por que é mais difícil esquecer uma noite de bebedeira quando se tem mais idade? E como podemos amenizar os sintomas sem ter que abandonar os drinks?
Segundo o médico britânico Dr. Chris van Tulleken, a ressaca é o resultado de uma resposta inflamatória complexa: "Seu corpo lida com todos os insultos sistêmicos com menos eficácia quando você chega aos 25 anos, por isso não importa se é um acidente de carro, uma infecção grave ou uma noitada, você levará mais tempo para se recuperar ".
Gordura versus álcool - Com o tempo o corpo tende a ganhar umas gordurinhas a mais. E tudo bem, faz parte da natureza humana. Mas a verdade é que gordura não absorve álcool. Por isso a idade e o peso interferem em como você se recupera da ressaca. Então, manter uma rotina de exercício e alimentação saudável é bom para amenizar o pé na jaca.
Água versus drinks - Você já notou que o corpo vai perdendo a hidratação conforme os anos vão passando? Isso influencia também nas noites de bebedeira. A concentração de álcool no corpo aumenta com a idade, além do risco maior de desidratação. A dica é: intercale um gole de água e um de bebida para não ter problemas. Eu, quando sigo a proporção três de água para um de drink, fico bem. O difícil é não esquecer ...
Bar versus boleto - A verdade é que a vida adulta traz um caminhão de preocupações e, vamos admitir, menos vontade de passar a noite numa mesa de bar. Some-se a isso a chamada ressaca moral. De acordo com Aaron White, um cientista especializado em ressaca, "quando o álcool sai do corpo, a euforia acaba e partes do seu cérebro que estavam adormecidas se tornam mais ativas então você fica mais ansioso e depressivo até que tudo volte ao normal.
Fonte: https://www.telegraph.co.uk/food-and-drink/news/8-reasons-hangovers-really-do-get-worse-with-age/
E você? Qual o seu truque para recuperar a vitalidade no dia seguinte? Deixe sua dica aqui!