Hoje, ela, a francesa Marthe Hoffnung Cohn, está com 102 anos de vida. Aos 82 anos lançou um livro autobiográfico, com o título: “Atrás das linhas inimigas: a verdadeira história de um espião judeu francês na Alemanha nazista”. A espiã era ela, que manteve o segredo até a publicação do livro. Marthe também conta sua história heróica no documentário “Chichinette - The Accidental Spy”, de 2017, que está na plataforma de streaming @filmefilmebr.
Eu fiquei apaixonada e inspirada por Marthe Hoffnung Cohn já no trailler.
Eu que adoro compartilhar histórias reais de mulheres longevas e ativas, amei saber que, depois dos 85 anos, ela Marthe passou a rodar os Estados Unidos e a Europa palestrando sobre a sua vida extraordinária, que salvou vidas.
⠀
Enfermeira, ex-espiã e sobrevivente do Holocausto, Marthe Cohn nasceu em uma família judia ortodoxa de Metz, na França, cidade que fica cerca de 300 quilomêtros de Paris e 700 quilômetros de Berlim, quase colada nas fronteiras entre a França e a Alemanha, Luxemburgo e Bélgica — hoje Metz, na região de Lorena, tem rota turística por seus canais, rios, jardins e parques.
⠀
Na cidade Marthe cresceu entre 6 irmãos até que o monstro Hitler ganhou escuta… Com a escalada da ocupação nazista, sua irmã foi enviada para Auschwitz, a família fugiu para o sul da França.
⠀
O resto está no documentário que é bonito e poético, simplesmente porque conta a história de uma mulher que também é exatamente assim e muito amiga da vida. Eu deixo muitos VIVAS para ela. E você?
⠀
Em tempo, sobre assinar mais um streaming para assistir filmes, digo o seguinte: o @filmefilmebr vale a pena, assim como o @mubibrasil (olha eu colocando a concorrência lado a lado, mas os dois tem ótimos títulos), com filmes menos comerciais e muito interessantes.
⠀
Eu adoro um filme e série, assisto tudo, o mais POP dos pops, os cults, os de serial killers, os de médicos, os de amor, os pastelões… todos. O meu critério é o meu interesse na tela e o que acontece dentro de mim. O resto é rótulo, concorda?