A Vogue deste mês celebra os 100 anos da semana de arte moderna de 22 questionando e encantando com obra de arte de Elian Almeida, que será exposta na galeria Nara Roesler de São Paulo, com coquetel para convidados na próxima quarta-feira.
É uma capa linda, histórica, necessária. Que contesta e contextualiza ao “reproduzir a foto clássica da semana de arte moderna", em que apareciam apenas artistas homens e brancos — que, vale frisar, deixaram um rico legado.
A obra em destaque é "Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Beatriz Nascimento, Maria Auxiliadora Da Silva e Djamila Ribeiro (Vogue Brasil)”, criada por @elianalmeidaaa especialmente para a revista. “Queríamos recriar uma imagem histórica, mas questionando”, diz @paulimerlo, diretora de conteúdo da @voguebrasil e uma novinha que me ensina demais.
"Há 3 anos a Vogue abre suas capas para a arte contemporânea, a exemplo das capas realizadas pelo Os Gemeos e pelo Samuel Saboia”, diz Paula Merlo. Torço pela vida longa dessas interessantes colaborações.
O Elian Almeida, autor da capa que vou guardar em lugar especial, é um jovem artista carioca. Ele realizou essa obra em 5 dias, Paula me contou. Elian tem destaque na cena artística e é autor da série “Vogue”, de 2021 — em que recria capas da revista Vogue com mulheres negras icônicas, porém apagadas da história, como a atriz Ruth De Souza.
Essa série começou na casa dele, com ele usando a coleção de revistas da irmã como suporte. Até que a série ganhou as telas e foi exposta na Pinacoteca de São Paulo, na Galeria Nara Roesler e até entrou para a “Enciclopédia Negra”, publicada pela Cia Das Letras.
A capa da Vogue assinada e criada por Elian Almeida é um marco. E é bonita de ver!
Parabéns para @paulimerlo @paulamageste @nomello @laisfranklin @marialauraneves @renatagarciac @barbaraoberg e grande elenco. Celebrem e sintam orgulho. Sem moderação!
Obra: "Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Beatriz Nascimento, Maria Auxiliadora Da Silva e Djamila Ribeiro (Vogue Brasil)", 2022, de Elian Almeida
Foto: Rafael Salim / Cortesia do artista e @galerianararoesler