Tem diva 50 na capa da @voguebrasil, com esperança como tema, a edição destaca quem “cuida e faz" a Amazônia. A diva ativista paraense Rita Teixeira @ritateixeira40 é uma dessa pessoas muito especiais. Filha diplomada de agricultores do interior do Pará, Rita é uma potência. Integra o MMNEPA (Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense) desde a fundação, em 1993. Tornou-se líder depois de perder uma companheira de luta… assassinada.
Com seu trabalho, ela incentiva a autonomia feminina de maneiras efetivas e afetivas. É porta voz da agrofloresta, que cuida do solo, faz a roça ficar mais suave e rentável. É co-criadora, junto à Universidade de Viçosa, MG, da cartilha de agroecologia para mulheres, um diário técnico para a organização da produção, lucro e venda das colheitas. Muitas mulheres foram alfabetizadas pelo método, algumas conquistaram a independência financeira, muitas estão nesse caminho.
Rita é sobre amor, realização e poder. Cria redes de apoio e estratégias. Escoa os produtos das terras femininas. Negocia. Ensina. Escuta. Apoia e acolhe. É agente fundamental contra a violência doméstica no interior do Pará. Salva-vidas e coloca a sua em risco. Eis o Brasil…mas há esperança. Rita é prova.
Sua existência é celebrada no eixo Pará - Amazonas. E também no exterior. Foi homenageada pela Brazil Foundation em Nova York. É novidadeira. Uma boa nova é a marca “Do Nosso Jeito”, de cosméticos e fitoterapias naturais, feitos pelo MNEPA. A capa da Vogue é a novidade do momento.
Soube que ela nem imaginava que seria capa. Ficou grata pelo reconhecimento e, nas palavras dela, “motivada a fazer mais”. E contou: "Recebi a notícia da capa da Vogue junto com a dessas mulheres do MMNEPA, no Município de Nova Timboteua. Elas finalizaram a instalação do viveiro de mudas de essências florestais e plantas medicinais”.
Mostro parte da turma da Rita nas fotos da galeria. E convido você a fazer parte. Conheça o MMNEPA, Rita e deixe-se encantar. Mais uma vez: há esperança. E você pode ser parte dela…