Ser 50+ é viver mais, melhor e produzir! Segundo o IBGE, mais de 54 milhões de brasileiros 50+ estão ativos no mercado de trabalho. Os motivos: mais experiência, mais qualidade de vida, mais vitalidade, mais longevidade.
Um estudo da PwC (PricewaterhouseCoopers)+ FGV estima que 57% da força de trabalho do país terá 45+ em 2040. A projeção é esperançosa visto que o desemprego é imenso no país (Eu sou esperançosa. E você?). Outro estudo diz que em 2060, uma em cada quatro pessoas será idosa e, já em 2030, terá mais idosos do que crianças no país.
Dito isso: não aceitar o envelhecimento é ficar para trás. Envelhecer é viver mais e ponto. Consumidores envelhecerão e empresas precisarão ainda mais da experiência 50+ para se relacionar com o público. Então, se você tem o sonho de crescer ainda mais profissionalmente ou até de uma nova carreira, saiba: está tudo a seu favor!
"Ah, mas o mercado só quer saber da garotada". Eu ouço muito isso, então, divido um trecho de um artigo de Sofia Esteves para a Exame On Line, "já surgem no mercado iniciativas para contratação de pessoas acima de determinada idade (…) e algumas empresas já começaram a recapacitar profissionais acima de 50 anos”. A saber, Sofia Esteves (@sofiaestevesa), 50+, é fundadora e presidente da consultoria de recursos humanos DMRH.
No artigo, ela diz que os profissionais 50+ ganham por somar experiência profissional e inteligência emocional. E frisa dois aspectos bem importantes: “a importância de desaprender para aprender o novo”, além de alertar que "o apego à ideia de que já se sabe o bastante é convite certo para a estagnação de qualquer carreira, independente da idade”.
Se você está aqui aderiu e dominou uma tecnologia pós 35 anos, não só pode, como gosta de se atualizar e aprender. Ou seja, vá em frente! Inspire-se em você, lembre-se de todas as vezes que aprendeu e redirecionou sua vida. Essa disposição para viver, essa sede por novidade, essa vitalidade tão alta... são tesouros que temos em nós. E que precisamos compartilhar com o mundo!