Dia internacional da dança e homenagem merecida à bailarina Helô Gouvea. Você já a viu por aqui. Talvez tenha a visto no júri da Dança Dos Famosos, do Faustão. Eu tenho adorado vê-la nas lives diárias ao meio dia em aulas de dança gratuitas.
Para mim, a dança (via Helô) está entre as boas novidades desse novo normal.
E daí fui assuntar aqui e ali, para saber um pouco mais de Helô. Aos 63 anos dança no mínimo 3 horas por dia. É sócia e professora de uma escola de dança em São Paulo, a Anacã. É autora do “Walk Dance”, que combina coreografia e caminhada, um método criado por ela de maneira intuitiva, na beira do mar de Ilhabela. Na ocasião, Helô estava passando uns dias na praia com os filhos.
Não eram dias fáceis. Pardo, o marido de Helô e pai de seus 3 filhos, tinha partido recentemente, de forma abrupta (faleceu em um acidente aéreo). Helô e as crianças deram um pause para assimilar a dor, viver (e vencer) o luto. A dança veio como o caminho. A bailarina e os filhos dançavam juntos diariamente em caminhadas. Pardo amava Helô, os filhos, música e dança. O amor, a dança e a música ainda são a sintonia.
Em suas falas, @gouveahelo sempre destaca que a dança é democrática, para todos. Não acredita em quem diz que não sabe dançar. Para ela, todos dançam porque dançar é o mesmo que viver, se conectar - e ganhar a vida. Quando decidiu seguir a profissão, recebeu olhares atravessados por todos os lados. “Não pegava bem ser bailarina”. Ironizou o preconceito, fez chacota e deu um pivô.
Quando completou 18 anos foi morar sozinha em Nova York para estudar dança, no anos 70. De tempos em tempos volta para a cidade para atualizações, workshops com coreógrafos estrelados. Trouxe alguns para cursos no Brasil, como você pode ver no @inpulse.world.
É casada com Ronaldo, fotógrafo e autor da foto acima. Diz que o amor começou depois de um forró no nordeste do Brasil. Tem duas filhas, Roberta e Camila, e um filho, Fernando. É avó de Luís Fernando, 2 anos, dançarino estilo livre e interrupto. Puxou a avó.
Siga o exemplo. Eu recomendo: dance!