E aí? A década virou ou não na meia noite de ontem? Seguindo o calendário gregoriano, décadas se iniciam no ano 1 e se encerram no ano 10. Já o tempo de vida, contamos desde o ano zero. Ou seja, a década não virou. Mas nós já vivemos duas décadas do milênio 2.
Obviamente, uma década é a soma de dez anos e pode ser contada de 2009 a 2019, ou de 2003 a 2013. Porque o tempo é, sim, relativo. O cronológico, é contado pelas horas, dias, meses. O humano desde o primeiro choro, o tempo histórico é medido por grandes transformações (Idade Média, idade da pedra, as guerras). São várias as métricas para o tempo… e todas essenciais.
Quanto tempo o tempo tem? Lembra desta xarada? O tempo é rei, lembra desta canção de Gilberto Gil? Uma das minhas preferidas! Dizem que o tempo cura, que o tempo diz, que ensina, que mostra, que cicatriza, faz esquecer e envelhecer. Dizem que é importante dar tempo ao tempo. E que é fundamental ser dona do seu tempo.
Aquela mulher inspiradora “vivia à frente do seu tempo”, “transformou o seu tempo”, e via de regra, realizou e conquistou, teve coragem, foi julgada e também sofreu. A história mostra que viver a frente do tempo é duro e que só no fim do tempo rende bons legados. Mas o fato é: que tempo é esse? Quero saber: qual é o seu tempo?
Quem faz o nosso tempo somos nós... não importa a idade, o ano, a década, sempre há a chance de começar, recomeçar, retomar, viver diferente ou igual. Em 2019, em 2020, amanhã ou esta noite, as chances estão aí. O importante é você agir e entender a maneira como você vive o seu tempo.
Hoje, dia 1, é um dia ideal para transformar o que você quiser. Ontem também foi. Amanhã ainda será.
Todos os dias são ideais para mudar e viver o que você quiser na idade em que estiver. O tempo é relativo, mas o nosso tempo é também finito! É preciso aproveitar o tempo todo, todo o tempo. Afinal, não somos mais tão novinhas. Já não temos todo o tempo do mundo e nem o novo milênio é tão novo assim.
Pense em todas as viradas que você já deu na vida e faça de você a sua maior inspiração em 2020, 2021... Sempre! A hora é agora! Arrase!
#vivaacoroa @karinplacerda, último por do sol de 2019!