Um ótimo presente de natal, o livro, O FIO DA TRAMA (Tordesilhas), apresenta o enredo das mulheres Pascolato (Gabriella, Costanza, Alessandra e Consuelo), com mais de 100 anos de história, por 4 mulheres de 3 gerações de uma familia super interessante. E ainda se passa em 3 países.
Escrito em sua maioria por @alessandrablocker e também por @consueloblocker, as filhas de @costanzapascolatos2g, a obra traz relatos do diário escrito a mão por Dona Gabriella Pascolato durante 30 anos. O material precioso foi traduzido e transcrito por Alessandra, que tirava fotos das páginas, ampliava, e colocava a mão na massa.
Costanza também entregou seu diário, e o livro ganhou corpo daí, de um lugar íntimo, sincero e corajoso. Alessandra e Consuelo também remontaram as próprias histórias sem melindres. O resultado é um romance dos bons e de não–ficção. Estou nas primeiras páginas de 510. Não vejo a hora de mergulhar de uma vez (vem, férias!) neste enredo merecedor de série do Netflix.
Como sei disso sem ter lido? Conto: ontem fui a um evento especial em que Costanza, Alessandra e Consuelo comentaram o livro e leram em voz alta alguns trechos. Bonito ver as 3 ali, cada uma com sua autenticidade, mostrando que a liberdade, assim como a elegância, é premissa no clã.
Na galeria acima, divido com você alguns trechos deste lançamento inovador e cool.
Começo com um video de Allegra (neta de Costanza, filha de Consuelo) lendo a descrição da chegada da bisavó, dona Gabriella, ao Brasil, nos anos 40, pós Guerra, vinda da Itália. Allegra lê simulando o sotaque da bisavó. É emocionante (e como é linda!), o segundo vídeo é de Costanza contando sobre pilequinhos da juventude (tenho saudades de quando eu bebia e nem tomava conhecimento do que era ressaca), em seguida Alessandra descreve os canapés das festas de família, que eram típicos dos anos 70 e fala sobre as personalidades da avó e da mãe, muito diferentes (e complementares). Consuelo fecha a galeria contando que o livro aproximou ela e a irmã ainda mais.
Não dá vontade de ler o livro e torcer pela série? O que você acha?