Eu deixo o meu VIVA para ela, a escritora, acadêmica e jornalista Rosiska Darcy Oliveira, que completou 80 anos essa semana. E você?
Minha dica é: tente parar de “girar” pelo Instagram e se dar um pouco mais de 5 minutos junto com os saberes e conhecimentos dessa mulher tão especial.
Sou fã. E reproduzo acima (passe para o lado) trechos de alguns vídeos que eu gosto muito e dizem muito sobre um de seus trabalhos, o livro “Reengenharia do tempo”.
Aqui destaco uma das minhas falas favoritas de @rosiska_darcy. “Nós usamos o nosso tempo ainda hoje, como se fosse um bem renovável. E não é! O homem mais rico do mundo não compra tempo. A morte não vende.”
Conto mais sobre o livro abaixo… se tiver um tempo (rs) vale conferir…
“Reengenharia do tempo” - sinopse
O livro trata de uma reorganização do cotidiano, recuperando a discussão sobre o sentido da vida e propondo, a homens e mulheres, uma nova arte de viver. Analisando experiências já em curso em países europeus e nos Estados Unidos, a autora abre um leque de opções ainda inexploradas em nosso país, respondendo, com exemplos da vida real, às angústias que suportamos como sem solução. Rosiska, critica duramente um mercado de trabalho que antes fechava as portas às mulheres e hoje as acolhe, com a condição de que a vida privada não interfira. Para satisfazer a essa exigência, as mulheres se transformaram em equilibristas de uma agenda insustentável, submetidas ao novo imperativo da vida moderna - a falta de tempo. Mas não se trata de um problema de mulheres, nem sequer doméstico, que se resolve entre casais. Trata-se de um problema de sociedade, que exige mudanças na organização das empresas, na vida das cidades e nas relações de gênero.