12 de junho. Já contei a origem do dia dos namorados no Brasil, a história de Valentino e da relação da lua com a data no Oriente. Repostei no stories. Aqui destaco meu casal preferido e casais de coroas célebres que simbolizam o amor duradouro na mídia. Cena ou realidade, o fato é que inspiram.
Deve existir um estudo — ou mais — que destaque a produção de hormônios do bem estar só de ouvir uma história ou ver um ato de amor. Convido a um teste: pense em Michele e Barack Obama… e diga se você não se sentiu melhor por alguns instantes. Lembre do caso de amor daquele filme, série e livro que te fizeram suspirar.
Ontem tive essa sensação ao ler o texto de Mirian Goldenberg, está no stories. É sobre amor maduro e o poder da frase “Eu Te Amo”, especialmente em dias de quarentena.
Quem está há dias, 24 horas, com o amado ou amada, certamente experimentou um ou outro momento de stress. Penso nos casais 70+, aposentados ou com ritmo de vida mais leve, que moram juntos … e admiro mais os olhares e gestos carinhosos que nutrem. Pode não ser fácil, é verdade. O amor está nas pequenas e nas grandes demonstrações cotidianas.
É admirável e inspirador — em todas as suas formas, versões, idades. E não tem hora. Tem o amor de momento, que as solteiras vivem muito bem, que é efêmero e arrebatador, tem o amor de verão (quantos vieram à sua cabeça?), o tal do poliamor (que pré-pandemia, estava muito “em uso” entre os 40 menos), o amor do sexo… o amor que aparece do nada (quantas aqui não foram surpreendidas por essa mágica?), o amor que reaparece da adolescência ou juventude, o amor fantasia… e o amor próprio, muito inspirador, admirável e essencial.
Repito: amor próprio. E escrevo tudo isso, no dia dos namorados, para inspirar amor.
Já que a data, no Brasil, é uma invenção publicitária (que eu adoro e celebro, que fique claro) por que não ampliar o seu significado? Se é sobre namorados é sobre amor. Por isso, hoje, desejo um lindo dia do amor para você.
Relacionamentos amorosos nutrem a alma — e estão em diversas relações. Mas principalmente em você. Celebre muito!