Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um bilhão de mulheres estarão na menopausa até 2030. Vou repetir: 1.000.000.000. Esse número causa muito impacto, não é?
Ainda assim, esse tema é um tabu ou, o que é pior, um mistério para muitas mulheres. Precisamos falar sobre isso. E muito.
Não é porque deixamos de procriar que deixamos de criar.
Primeiro marco de envelhecimento na vida de uma mulher, a menopausa pode gerar até 150 sintomas. E cada mulher reage de forma diferente. Enquanto poucas afortunadas não sentem nada, para algumas é mais difícil e para outras um verdadeiro martírio. Muitas entram em depressão, não se reconhecem mais e acabam tendo a vida completamente desestruturada por conta do que esses sintomas provocam nelas mesmas e, consequentemente, nas pessoas à sua volta.
Há alguns médicos especializados no assunto, mas proporcionalmente ainda são poucos. E, infelizmente, no sistema de saúde pública esse assunto está longe de ser prioridade.
Precisamos de políticas públicas de acolhimento, de informação, e que o departamento de pessoas das empresas estejam preparados para ajudar a mulher e, sobretudo, precisamos dar as mãos para atravessar esse período que pode ser tão devastador na vida de muitas de nós. Vamos juntas?
Saia Injusta
Adri Coelho Silva — @vivaacoroa
Egnalda Côrtes — @egnaldacortes
Patrícia Parenza — @patriciaparenza
Patrícia Pontalti — @patipontalti
Camila Faus e Fernanda Guerreiro — @she______t